quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Comendo pastilhas de... alguma coisa • Pac-Man | Review

Um pequeno comentário a respeito de...

    Talvez Pac-Man seja um dos jogos mais divertidos até os dias de hoje. Apesar de ter um visual e design bem simples, e também nenhuma trilha sonora (durante a jogatina) além do barulhinho do Pac-Man comendo aquelas... bolinhas? Comprimidos? Pastilhas Halls? Cheetos de bolinha? Como é o nome daquilo mesmo? Enfim, apesar disso, eu amo. E você deveria experimentar também. O jogo, no caso, e não esses comprimidos de Tylenol. E nem vai ter tanto trabalho, basta pesquisar "Pac-Man" no google, e vai aparecer isso:


    Dá pra jogar Pac-Man no próprio google. Pera... PAC-MAN NO GOOGLE!!! Meu Deus! A Tecnologia evoluiu tanto assim?! O que eu perdi?!

Mas, enfim, vamos para...

• As informações que você pode pesquisar na wikipédia:
(ou quase)

    Pac-Man é um jogo eletrônico — nossa, sério? Putz, nem percebi — lançado em 22 de maio de 1980, desenvolvido por Tooru Iwatani para a Namco. No mercado americano, a Midway Games cuidou da distribuição. Está disponível para as mais diversas plataformas, sendo elas: Arcade, Atari 2600, NES, Android, GameBoy, Windows, PlayStation 4, Xbox One, microondas, geladeira, torradeira e provavelmente deve ter uma versão pra a sua privada. Pesquisa aí, nunca se sabe. A versão de arcade é a que eu mais recomendo. No primeiro ano após o lançamento, mais de 100 mil máquinas com o jogo foram vendidas nos Estados Unidos.

    A ideia do jogo surgiu durante um jantar com amigos, ao ver uma pizza sem uma das fatias, que lembrava uma boca aberta. E, wow, o cara olha pra uma pizza e consegue criar um dos melhores jogos de todos os tempos. Gênio! Quando eu olho pra uma pizza, só consigo pensar em comer mesmo. Ou seja, o Pac-Man é tecnicamente uma pizza viva que come fantasmas. Nice (~ '-')~



    Certamente a simplicidade do jogo é um dos motivos do seu sucesso. Você é um... círculo amarelo que percorre um pequeno labirinto e tem que comer todas essas bolinhas antes dos fantasmas te pegarem. Se encostar neles, você perde uma vida na hora. Há quatro Upgrades no labirinto, representados por uma dessas, bolinhas só que um pouco maiores, que se você comer, o Pac-Man vai ficar Mucho Lokko! Além de aumentar sua velocidade, ele pode até mesmo comer os fantasminhas agora. O que me faz ficar em dúvidas se essas coisinhas que ele come são uma espécie de... remédio especial, sabe? Deixa quieto.

    Além disso, o jogo trouxe recursos até hoje presentes em diversos jogos, como por exemplo a progressão de níveis de dificuldade e inteligência artificial. Sim, os fantasminhas têm uma inteligência artificial que se ajusta em tempo real de acordo com o que o jogador faz. Awesome! Poucos jogos da época tinham algo assim (comentário genérico, eu sei). Outro motivo que faz o jogo ser interessante, você pode até decorar os padrões dos inimigos, mas em algum momento pode ter certeza de que eles vão te pegar de surpresa. E segundo a Namco, mais de 50 títulos foram lançados desde a criação do Pac-Man.

    Ou seja, o que podemos concluir é que este jogo é uma verdadeira... delícia. Mas agora, fica a dúvida: Será que tem como existir pizza do Pac-Man, sendo que ele é tecnicamente uma pizza?

    Bom, meu primeiro contato com o jogo, foi com a versão flash dele. Veio num CD da Digerati, que tinham outros diversos jogos clássicos. E bom, apesar de simples, eu tinha achado bem divertido. Tanto que recomendava sempre a outros amigos da época. Mas só um bom tempo depois, quando o disco já tinha ido pro saco, que decidi pesquisar por ele na internet e descobri coisas descobrivelmente descrobríveis 0.0 (acho que essas palavras nem existem...).

    Primeiro, a versão para android do jogo (Link). Pude então jogar uma versão mais... moderninha do jogo. Mas até que a versão Flash era bem legal, em termos gráficos. Depois, pesquisando mais a fundo, joguei a versão de NES e a primeira, de Arcade. Que não me proporcionaram uma experiência tão diferente assim. E talvez, se você quer uma experiência realmente diferente com Pac-Man, então jogue os clássicos de plataforma, como Pac-Attack, Pac-In-Time, Pac-Land, Pac-Man World.


Mas, se quiser algo mais atual, mantendo a jogabilidade clássica, então ou instale o jogo de android, ou compre Pac-Man Championship Edition 2. Disponível em diversas plataformas. Aqui vai o link da Steam: Um típico link da steam

Esta versão também apresenta algumas outras novidades e... surpresinhas. Vamos, vamos, clique no link. Garanto que vai se divertir.






Ainda está aqui? Já acabou, ué. Vai embora. Desliga a porcaria do celular e vai fazer alguma coisa legal. Tipo... lavar a louça? Anda, pode sair.




• Mas, confira também nosso podcast falando sobre o livro O Homem Invisível: Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário